fundos imobiliarios

Fundos imobiliários e seus portfólios diversificados de ativos

A exemplo dos imóveis comerciais, residenciais, shoppings, galpões logísticos, entre outros. Quando se trata da segurança dos fundos imobiliários, existem alguns pontos importantes a serem considerados.

Diversificação do portfólio: Um dos principais benefícios dos fundos imobiliários é a diversificação.

Ao investir em um fundo, o investidor tem aproximação a uma carteira diversificada de imóveis.

Essa diversificação ajuda a reduzir o risco, pois a performance de um imóvel individual pode ser compensada pelos demais ativos do fundo.

Gestão profissional

Os fundos imobiliários são administrados por gestores profissionais, que possuem conhecimento especializado do mercado imobiliário e experiência na seleção, obtenção e gestão dos ativos.

Esses gestores são responsáveis por tomar decisões estratégicas, assim como aquisições, vendas e locações, visando maximizar os retornos para os investidores.

Transparência e divulgação de informações

Os fundos imobiliários são regulamentados e estão sujeitos a requisitos de transparência e divulgação de informações.

Os gestores são obrigados a fornecer aos investidores relatórios periódicos com informações detalhadas sobre o desempenho do fundo, os ativos em carteira, os custos envolvidos e outros aspectos relevantes.

Governança e auditoria

Os fundos imobiliários são normalmente estruturados a exemplo dos condomínios fechados, com uma estrutura de governança que inclui a figura do gestor, do gestor e de um juízo de cotistas.

Essa estrutura promete a proteção dos interesses dos investidores e a fiscalização adequada das atividades do fundo.

Outrossim, é geral que os fundos passem por auditorias externas independentes para prometer a integridade dos seus registros contábeis e a conformidade com as regulamentações.

Renda firme

Muitos fundos imobiliários distribuem regularmente rendimentos aos investidores, provenientes dos aluguéis e outros ganhos gerados pelos imóveis em carteira.

Essa renda firme pode proporcionar uma atividade de renda regular e previsível, contribuindo para a segurança financeira dos investidores.

Riscos a serem considerados

Embora os fundos imobiliários ofereçam diversas vantagens em termos de segurança, é importante lembrar que todo investimento envolve qualquer nível de risco.

Alguns dos riscos associados aos fundos imobiliários incluem a volatilidade dos preços dos imóveis, a possibilidade de vacância dos imóveis, mudanças nas condições econômicas e regulatórias, além da possibilidade de liquidez limitada em alguns casos.

É fundamental que os investidores avaliem cuidadosamente os prospectos e as informações disponíveis sobre o fundo imobiliário antes de investir, considerando seus objetivos financeiros, horizonte de investimento e tolerância ao risco. 

Aliás, buscar orientação profissional e variar a carteira de investimentos também são práticas recomendadas para uma abordagem prudente em relação aos fundos imobiliários.

Mas porque uma maratona e não uma simples corrida?

Você precisa ter a mentalidade de um maratonista ao investir em fundos imobiliários, pois seu objetivo é insistir mais tempo nessa jornada.

Assim uma vez que eles têm um objetivo longo – os 42 quilômetros -, você também investe para um prazo longo, por 10, 20, 30 ou até mais anos.

Se você destinar todos os seus recursos para buscar atalhos e formas rápidas de lucrar uma quantia ou tentar investir somente nos fundos mais arriscados, você corre o risco de trespassar do jogo, ou seja, perder uma quantia.

Se alguém decide usar sua força máxima e explosão logo no início de uma maratona, ele, com certeza, não chegará até o final ou, se chegar, será depois de todo mundo.

Ao investir, você deve calcular o quanto o investimento é sustentável, se ele conseguirá persistir por muitos anos, se conseguirá entregar uma boa rentabilidade ao longo do tempo.

Não adianta investirmos em um pouco que está pagando muito supra da média hoje, para, em pouco tempo, ele ter uma queda brusca em sua renda e cotação, o que muito provavelmente o levará ao prejuízo.

Seria como se por acaso você tivesse gastado toda sua força no início da maratona.

Mas no entanto a maratona, apesar de ser uma disputa entre vários corredores, é muito mais um duelo pessoal. Muitos correm para se superarem e se desenvolverem cada vez mais.

Nos fundos imobiliários não é dissemelhante. Apesar de possuir diversos outros investidores investindo com você ou na contraparte das suas negociações, essa é uma atividade muito mais de você com você mesmo.

Não compare os seus resultados com os de outras pessoas.

Cada investidor tem sua estratégia, perfil, tolerâncias, gostos, tempo de investimento, capacidade de aporte, entre várias outras coisas pessoais.

Isso quer expressar que cada um terá um resultado dissemelhante. E o mais importante é que você tenha resultados cada vez melhores em confrontação com a sua própria carteira.

Envie seu opinião nos comentários aqui abaixo. 

Confira também: Previdência Privada de Renda Fixa: Como ela de Fato Funciona?

Artigo anteriorO que é o Teto da Dívida dos EUA e Como Funciona?
Próximo artigo7 Fatores Chaves Gerais de Sucesso no Empreendedorismo

Deixe um comentário