b3

Como estão os resultados após 5 meses do ano na B3?

Os contextos políticos e econômicos do país aumentaram ainda mais a impaciência em relação aos valores apontados pelo 4T 2022, devido aos efeitos dos valores acionários nos meses passados. 

Os investidores atuantes na B3 estão interessados nos números do 4º trimestre de 2022, pois eles influenciam a avaliação e as premissas em cada um dos ativos.

Resultados supra das expectativas podem impulsionar os preços, enquanto resultados aquém do esperado tendem a suscitar queda.

O final de 2022 apresentou indicadores macroeconômicos positivos, queda dos desempregos, economia estabilizando no pós pandemia, controle da inflação, firmeza do câmbio e desenvolvimento do PIB.

A (Selic) esta em constante elevação, resultando nos maiores números apontados de juros reais no mundo. Isso leva à desdoiro os valores de ativos, ações e dos fundos imobiliários.

Logo os números apresentados pelo 4T2022 é mais que essencial para o enfrentamento do cenário de juros altos, pois resultados positivos podem impulsionar as cotações.

Estima-se que os números do 4T2022 possam variar entre os setores. Uns representaram satisfatório desempenho, refletindo em subida nas ações, enquanto outros apresentaram projeções mais fracas, resultando em quedas recentes nas cotações.

Os setores de commodities, varejo, construtoras, turismo e setor financeiro são os principais focos de atenção. Espera-se resultados robustos para as empresas Vale e Petrobras, enquanto o setor imobiliário enfrenta quedas significativas nas cotações.

Já os resultados no turismo são aguardados com impaciência, a exemplo do financeiro, que deve ter projeções mais constantes em relação a taxa de juros.

Números da Petrobras

A Petrobras também espera resultados fortes devido a alta do barril de petróleo, isso porque suas ações são temas relevantes no mercado financeiro. A Petrobras é considerada como uma gigantesca companhia de petróleo e gás do mundo.

Ao calcular as ações da Petrobras, é importante considerar vários aspectos, tais como os fundamentos da empresa, a volatilidade dos preços do petróleo, a política governamental e as condições econômicas globais.

Os fundamentos da Petrobras são influenciados por fatores na produção, reservas de petróleo, custos operacionais e demanda por virilidade.

A empresa tem investido em tecnologia e exploração para aumentar sua produção e aprimorar sua eficiência.

A volatilidade dos preços do petróleo é um fator crítico para a Petrobras, pois seus resultados financeiros são fortemente impactados por variações nos preços internacionais do petróleo bruto.

Mudanças nas condições geopolíticas, oferta e demanda global, muito porquê políticas de grandes produtores de petróleo, podem afetar os preços do petróleo e, consequentemente, as ações da Petrobras.

A política governamental também desempenha um papel importante nas ações da Petrobras.

A empresa é controlada pelo governo brasiliano e suas decisões estratégicas podem ser influenciadas por políticas energéticas e objetivos econômicos do governo.

Aliás, as condições econômicas globais, juros, desenvolvimento econômico e firmeza geopolítica, podem afetar o desempenho das ações da Petrobras.

Por exemplo, um aumento na demanda global por virilidade devido a um desenvolvimento econômico robusto pode impulsionar os preços do petróleo e, consequentemente, beneficiar a Petrobras.

No entanto, é importante ressaltar que investir na Petrobras, pode envolver riscos. A volatilidade dos preços do petróleo e as incertezas políticas e econômicas podem levar a flutuações significativas nos valores acionários da empresa.

Portanto, os investidores devem realizar uma estudo completo dos fundamentos da empresa, assim como efetuar o monitoramento dos desenvolvimentos no mercado global de virilidade e as políticas governamentais antes de tomar decisões de investimento.

Investir nessas ações requer uma estudo cuidadoso e uma compreensão abrangente dos riscos envolvidos.

Já no setor do varejo, os valores apontados para o 4º trimestre são mais que aguardados, tudo isso devido a períodos de vendas importantes, na BF e a época Natalina. 

Mesmo assim se faz necessário atenção nos números das empresas devido o ultimo escândalo que se desenrolou com as lojas Americanas.

No setor imobiliário, principalmente as empresas com capital acessível, estão recebendo atenção significativa do mercado.

Os números apontados têm sofrido quedas substanciais, de até 60% a 80%. Os investidores devem seguir as metas das vendas para assim ser possível entender os impactos gerados pelo cenário macro, já que os juros tem um efeito negativo nesse setor.

Pelos lados do turismo e do varejo a espera também tem sido motivo de preocupação. Após os problemas causados pela Covid-19 o 4º trimestre deverá mostrar uma subida significativa para as empresas.

No setor financeiro, as projeções de resultados são mais constantes e previstas.

A rentabilidade, medida pelo ROE, recebe atenção peculiar dos investidores.

Vale deixar claro que os juros mais altos é favorável para as empresas desse setor, portanto, os números gerados pelo 4T2022 das agências bancárias e das empresas de seguro são ainda mais promissoras.

Confira também: Descubra por Onde Começar Caso Esteja Pensando em Fazer Investimentos

Artigo anteriorO que é o Teto da Dívida dos EUA e Como Funciona?
Próximo artigo7 Fatores Chaves Gerais de Sucesso no Empreendedorismo

Deixe um comentário