cartão de crédito

Cartão de crédito continua despertando interesse em varias pessoas

Antes de tudo, é importante lembrar que, ele e outro qualquer instrumento requer um mínimo de conhecimento e bom tino.

Dessa forma, quando utilizado corretamente, o cartão de crédito não somente facilita o orçamento, mas também ajuda a organizar e controlar as finanças.

Cartão de crédito com desconto em folha

O cartão com desconto em folha é muito semelhante a um cartão de crédito tradicional. No entanto, ao contrário das opções convencionais, o desconto em folha tem um público-alvo específico: aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos.

As principais vantagens do cartão de crédito com desconto em folha são: taxa de juros reduzida (2,7% ao mês) e o valor mínimo da fatura descontado involuntariamente do salário ou a favor de aposentados, pensionistas e servidores públicos.

Cartão de crédito: porquê solicitar online

Atualmente, existem várias opções para quem procura um cartão de crédito, principalmente com o surgimento das fintechs (bancos digitais) que trouxeram facilidades ao setor.

Empresas tais como Nubank, Neon, Inter, por exemplo, oferecem aos clientes a oportunidade de aderir uma conta digital e obter um cartão de crédito.

Os procedimentos geralmente são simples e rápidos. No entanto, é importante levar em consideração que as instituições sempre realizam análises de risco antes de liberar o cartão e definir seu limite.

Cartões de crédito sem taxa de anuidade

Um dos principais pontos em relação aos cartões de crédito é a anuidade.

A anuidade, o próprio nome sugere, é uma taxa paga pelo cliente a cada 12 meses. No entanto, na maioria das vezes, o valor é dividido mensalmente.

Por que optar em pagar pela anuidade do cartão?

Os valores da anuidade do cartão podem variar ou até mesmo serem isentos, dependendo da instituição financeira e do tipo de cartão contratado. Portanto, vale a pena pesquisar antes de aderir um novo cartão de crédito.

A anuidade do cartão é uma taxa de manutenção que cobre os custos do serviço.

Educadores financeiros recomendam que os portadores de cartão de crédito entrem em contato com as instituições financeiras para negociar os valores da anuidade.

A competição no setor tem oferecido aos clientes uma ampla variedade de cartões, muitos deles sem taxa de anuidade. Portanto, é importante pesquisar e entender as características de cada cartão.

Por que não consigo obter um cartão?

Conforme mencionado anteriormente, a linha de crédito segue critérios de avaliação de risco.

É fundamental ter um histórico de pagamentos em dia e não estar negativado nos órgãos de proteção ao crédito, a saber o SPC e Serasa, para quem procura um cartão de crédito.

Por que meu cartão foi recusado?

A recusa do cartão de crédito normalmente ocorre quando o limite de crédito disponível é excedido. É importante seguir regularmente os valores disponíveis e fazer um planejamento financeiro antes de fazer qualquer compra.

Porquê usar o cartão de crédito

As despesas feitas com o cartão são pagas posteriormente, somente na data de vencimento da fatura, é verosímil realizar uma compra e efetuar o pagamento dela em até 40 dias depois, em algumas situações. Isso depende do dia de fechamento e vencimento da fatura.

Normalmente, os gastos realizados entre cinco e dez dias antes da data de vencimento são cobrados na fatura do mês seguinte.

Imaginemos a seguinte situação:

Se o vencimento for dia 20 e o fechamento da fatura for dia 10, uma compra feita no dia 9 será cobrada no dia 20 do mesmo mês, enquanto uma compra feita dois dias depois, no dia 11, só será cobrada no dia 20 do próximo mês.

Caso tenha dúvidas sobre a data de fechamento da fatura, é recomendável entrar em contato com o Centro de Atendimento do seu cartão.

Cartão de crédito para pessoas com restrição no nome

Embora a maioria dos cartões de crédito exija uma avaliação rigorosa do solicitante, é provável encontrar cartões que dispensam a consulta ao SPC e Serasa.

Algumas instituições oferecem crédito para pessoas com verba em conta corrente, condicionando o crédito ao valor disponível.

É sempre necessário pesquisar muito as condições antes de concordar a adesão de qualquer serviço financeiro.

Regras do crédito rotativo do cartão

Quando você paga exclusivamente uma parte da fatura (valor abaixo do total, mas igual ou superior ao pagamento mínimo exigido), o saldo devedor é transferido para o mês seguinte.

Dessa forma, ele se torna um empréstimo pessoal de baixo prazo, o crédito rotativo.

Com as novas regras do cartão de crédito (a partir de abril de 2017), o crédito rotativo só pode ser utilizado uma vez.

Quando o cliente não consegue remunerar o valor totalidade da fatura subsequente, a empresa pode oferecer uma outra linha de crédito.

Isso ocorre porque o Conselho Monetário (CMN) exige que os bancos transfiram essa dívida para o crédito parcelado, que possui juros mais baixos.

A taxa média do crédito rotativo é divulgada mensalmente pelo Banco Central.

É importante observar que as pessoas sempre buscam desculpas para evitar a responsabilidade quando cometem erros, e isso acontece bastante com os cartões de crédito.

O cartão de crédito nunca realizará uma compra por si só, a menos que haja qualquer tipo de fraude. Nesse caso, é importante permanecer vigilante à fatura e às compras. No mais, é o proprietário do cartão quem decide digitar a senha e fazer a compra.

Portanto, lembre-se de planejar suas compras e valorizar ao sumo os pagamentos à vista, negociando um bom desconto sempre que puder.

Confira também: Usar Cartão de Crédito Conjunto: Responsabilidade e Considerações

Artigo anteriorUsar Cartão de Crédito Conjunto: Responsabilidade e Considerações
Próximo artigoMinha Casa Minha Vida Anima Construtoras de Baixa Renda, porém Correção do FGTS cria Desconfiança

Deixe um comentário